A segunda data-base do ano para os servidores da segurança pública do Amazonas pode ser debatida ainda esta semana. A reunião no final deste mês de novembro sobre o tema havia sido sinalizada em julho deste ano, após o governador Wilson Lima conceder o primeiro reajuste salarial da categoria de 4,65% referente a 2023.
“O segundo percentual ficou de ser tratado ainda em novembro, isto garantido pelo governador Wilson Lima e nós estamos na expectativa de que ainda esta semana possamos sentar para tratar dessa segunda data-base referente ao ano de 2024”, destacou o deputado estadual Comandante Dan, nesta terça-feira, 26, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Veja também: Governador Wilson Lima reforça relações com os Estados Unidos durante visita de Biden à Amazônia
A meta é retomar os debates sobre tema para garantir o reajuste dos servidores no percentual prometido de 3,93%. Após a conclusão das tratativas dos valores referentes a 2024, a próxima data-base deve ser discutida em abril de 2025.
“Nós precisamos rever essa política pública, inclusive, fazendo as nossas emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA) para que possamos garantir, já na previsão da Lei, para que a data-base seja honrada ao longo dos anos seguinte da aprovação da LOA. Isto é importante e nós precisamos atentar para esta característica”, salientou.
Entenda
Em julho desta ano, o governador Wilson Lima anunciou o reajuste salarial de 4,65%, referente à data-base de 2023, aos servidores da segurança pública do Amazonas. O benefício é previsto em lei e alcança policiais civis, militares e penais, investigadores, peritos, bombeiros militares e servidores técnico administrativos da área.
A promessa, na época, era de que a segunda reposição salarial referente a 2024, de 3,93%, fosse concedida ainda este ano. Wilson Lima havia agendado este mês de novembro, após o Executivo sentir o tamanho do impacto financeiro da estiagem, uma nova reunião sobre os valores de reajuste referentes às perdas do ano.
Com o novo reajuste salarial, as forças de segurança pública do Amazonas poderão alcançar 8,58% de reposição das perdas.
Além da segurança pública, Wilson Lima concedeu em julho deste ano o reajuste salarial para o setor primário e para a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A medida envolveu o pagamento de datas-bases de áreas que reúnem mais de 20 mil trabalhadores estatutários do estado, alcançando servidores ativos, aposentados e pensionistas.
“Isso é importante porque valoriza o servidor, e aqui nós estamos falando de categorias que são importantes da segurança pública, da proteção da sociedade, da UEA que é importante na formação do cidadão e também do setor primário, que responde por uma fatia significativa da nossa economia”, destacou Wilson Lima, na época.
Fonte: O Convergente