No último sábado (30), três pacientes passaram por cirurgia para implante coclear e em breve, devem voltar a ouvir novamente, ou pela primeira vez. Os procedimentos ocorreram no hospital Delphina Aziz, localizado na Zona Norte de Manaus. A cirurgia é uma transformação de vida que possibilita a reabilitação da audição dos pacientes.
Desde o ano passado, 47 pacientes já receberam o implante na Unidade de Saúde.
O médico otorrinolaringologista responsável pelos procedimentos, Arthur Castilho, explica como funciona a cirurgia de implante: “O implante coclear é uma prótese, que a gente chama de eletroacústico, ele pega o som e transforma em energia elétrica estimulando o nervo da audição, portanto, é uma endoprótese.”
A prótese é implantada na cabeça, na região atrás da orelha dos pacientes. Esse tipo de dispositivo existe no Brasil há aproximadamente 40 anos e, é disponibilizada através do Sistema Único de Saúde (SUS).
Ver essa foto no Instagram
A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada em 2013, estimou que 1,1% da população do País possuía deficiência auditiva, ou seja, cerca de 2,2 milhões de pessoas, sendo que destas, 0,9% adquiriu a deficiência auditiva por doença ou acidente e 0,2% a possuía desde o nascimento.
O SUS também oferece diversos tratamentos clínicos, cirúrgicos e de reabilitação para crianças e adultos com deficiência auditiva, dentre eles, a concessão de próteses auditivas tais como: Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI), Sistema de Frequência Modulada (Sistema FM), Prótese de Implante Coclear (IC) e Prótese Auditiva Ancorada no Osso (PAAO).
Foto: Divulgação / Secom
Leia mais: Esporotricose: mais de mil casos em humanos são registrados no Amazonas