Neste sábado (14) ocorre o lançamento da I Antologia das Ajebianas do Amazonas, associação que reúne jornalistas e escritoras amazonenses. A antologia conta com a participação de cerca de 97% das associadas da AJEB, incluindo a CEO do O Convergente, Erica Lima, e a COO do Portal Manaós, Letícia Barbosa. O evento de lançamento ocorre no Auditório do Palacete Provincial na Praça da Polícia, Centro. O evento tem início às 9h30.
De acordo com a Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB-AM), o lançamento celebra a diversidade e a riqueza literária do Amazonas, com uma antologia que reúne as vozes de talentosas jornalistas e escritoras amazonenses.
A diretora da AJEB-AM, a escritora Sílvia Grijó, afirmou que o lançamento da antologia é um marco literário, que destaca a força e a dedicação das mulheres na literatura amazonense.
“Esta obra promete encantar e inspirar leitores de todas as idades. Para mim, a emoção é bem maior, pois com ela celebro a 57ª participação coletiva como coautora em antologias. Parabenizamos todas as escritoras que contribuíram com suas histórias, poesias e reflexões, enriquecendo esta obra com sua autenticidade e talento”, disse.
Ainda de acordo com a diretora da AJEB-AM, o lançamento da primeira antologia também destaca a união entre as associadas. “Este lançamento não só reforça a importância da literatura como meio de expressão, mas também celebra a união e o apoio mútuo entre as associadas da AJEB”, afirmou.
Sobre o processo de elaboração, a COO do Portal Manaós, Letícia Barbosa, revelou que o processo foi desafiador, uma vez que as associadas tinham que conciliar seus compromissos com a produção da obra. No entanto, ela destacou que buscou contribuir com algo que lhe atrai, e comentou que a sua colaboração na obra foi uma forma de exaltar a mulher jovem e de representatividade.
“O que eu escrevi traz muita representatividade. Faz associação com o tempo, com a busca da mulher, da mulher jovem, em se desenvolver e realmente alçar voos, conquistar coisas, e ainda assim, buscar esse entendimento de que há tempo. Sempre há tempo e sempre há oportunidade. O meu processo de escrita foi muito envolto de olhar para dentro de mim, dessa introspecção, e imaginar que outras pessoas também estejam vivendo esse momento”, explicou.
Além de associada à AJEB, Letícia Barbosa também coordena a Diretoria da Juventude. Com o lançamento da antologia, a COO do Portal Manaós espera que a obra possa incentivar outras mulheres.
“Espero que isso incentive outras mulheres, outras jovens, a escrever, a publicar. A educação salva, a cultura cura. E é muito importante que outras mulheres se proponham realmente. […] A AJEB foi enxergada como uma grande oportunidade de levar a escrita, a promoção da cultura e também de encorajar outras mulheres. Eu sempre escrevi, mas sempre tive muito da timidez de publicar o que eu escrevo e essa foi uma ótima oportunidade que realmente me tirou da zona de conforto e me levou à exposição. Uma exposição que, de certa forma, eu acredito que incentive muitas mulheres”, comentou.
A CEO do O Convergente, Erica Lima, destacou a gratidão por aprender com as mulheres jornalistas que compõem a Associação e pontuou que a produção do livro não foi apenas uma simples produção, mas que também foi uma oportunidade de expor a realidade de cada profissional.
“Sinto-me profundamente grata por aprender com essas mulheres extraordinárias e dedicadas, que, como as Ajebianas, transformam palavras em poder e inspiração. Juntas, não apenas escrevemos; mas erguemos vozes que ecoam, iluminando nossos caminhos e revelando a beleza e a complexidade de nossas realidades. Convido a todos a prestigiar nosso evento e adquirir nossa Antologia”, disse.
Em um pequeno ‘spoiler’, a CEO do O Convergente revelou que a primeira antologia da AJEB retrata as narrativas de cada autora, revelando as experiências no cenário do Amazonas.
“A primeira antologia da AJEB AM solidifica nosso compromisso com a literatura, oferecendo às escritoras a oportunidade de eternizar seus saberes e pensamentos. Aqui, poemas, prosas e narrativas se entrelaçam, revelando vivências que dançam entre o real e o imaginário, no vibrante e desafiador cenário do nosso Amazonas, uma terra rica em histórias, mas que clama por cuidados”, comentou.
A AJEB é uma associação sem fins lucrativos, apolítica e com o enfoque na fomentação literária, além de promover eventos para compartilhar conhecimento, experiências e discussões sobre diversos assuntos, desde questões voltadas ao jornalismo, como de outras áreas, palestras, oficinas e lançamento de coletâneas.
Leia mais: No Palácio Rio Negro, nova diretoria e associadas tomam posse na AJEB-AM