Um turista de 23 anos morreu e outras seis pessoas ficaram feridas após parte do teto da Igreja de São Francisco de Assis, no Centro Histórico de Salvador, desabar na tarde desta quarta-feira (5). O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA) confirmou o acidente, que ocorreu por volta das 14h30.
Testemunhas registraram imagens dos destroços espalhados pelo local onde fiéis costumam se reunir durante as missas. Segundo a Defesa Civil de Salvador, o teto pode ter cedido devido ao rompimento de uma parte da cobertura, causando o colapso da estrutura de madeira.
A igreja, considerada uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no mundo, já apresentava sinais de desgaste. Em 2023, o g1constatou problemas estruturais, como teto danificado, pilastras sem reboco e piso desnivelado. No mesmo ano, um dos pátios foi interditado devido ao risco de queda de uma cúpula metálica.
As autoridades investigam as causas do desabamento e possíveis falhas na conservação do patrimônio, tombado como bem material do Brasil.
*Com informações de G1
Foto: Defesa Civil de Salvador