sábado, abril 19, 2025
HomeNotíciasBrasilPF deflagra Operação Dissimulo contra fraudes em licitações no Governo Federal

PF deflagra Operação Dissimulo contra fraudes em licitações no Governo Federal

Ação ocorre no Distrito Federal, onde estão sendo cumpridos 26 mandados de busca e apreensão.

A Polícia Federal (PF), em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Receita Federal do Brasil, deflagrou, nesta terça-feira (11), a Operação Dissimulo, que investiga um grupo suspeito de fraudar licitações na terceirização de serviços com o governo federal. A ação ocorre no Distrito Federal, onde estão sendo cumpridos 26 mandados de busca e apreensão.

O principal alvo da operação é a empresa R7 Facilities – Manutenção e Serviços LTDA, que entrou no radar da CGU em 2024, após indícios de irregularidades na gestão contratual da manutenção da Penitenciária Federal de Mossoró (RN).

De acordo com a PF, as investigações apontam que um grupo de empresas interligadas por vínculos societários, familiares e trabalhistas teria manipulado concorrências públicas. Para isso, utilizavam declarações falsas e se beneficiavam indevidamente de incentivos fiscais, garantindo vantagem sobre outros concorrentes.

Outro aspecto identificado pela investigação é o uso de “laranjas” como sócios formais para ocultar os verdadeiros proprietários das empresas envolvidas. Esse mecanismo dificultava a fiscalização e ampliava a atuação do esquema ilícito.

Atualmente, a R7 Facilities possui dezenas de contratos vigentes com órgãos da Administração Pública. Na última semana, a empresa teve um contrato de R$ 321 milhões desclassificado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. O serviço envolvia a prestação de serviços em 12 ministérios da Esplanada, em Brasília.

Os crimes apurados incluem frustração do caráter competitivo de licitação, falsidade ideológica, uso de documentos falsos e estelionato contra a Administração Pública. As investigações seguem em andamento, e a PF não descarta novas fases da Operação Dissimulo.

- Continua após a publicidade -spot_img
spot_img
Últimas notícias
- Continua após a publicidade -
Mais como esta

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here