A prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) divulgou as contratações voltadas para o fornecimento de camisas para o fardamento escolar municipal na capital amazonense. Em 2025, os gastos envolvendo o fornecimento do uniforme escolar ultrapassam R$ 5,3 milhões.
As contratações para o fornecimento foram divulgadas no Diário Oficial do Município (DOM) no útimo dia 9 de fevereiro.
De acordo com os documentos oficiais assinados pela então secretária de educação em Manaus, Dulcineia Almeida, os contratos foram celebrados em 27 de novmebro de 2024. O processo de licitação ocorreu via pregão eetrônico e os contratos possuem vigêndia de 12 meses a partir da assinatura do certame.
Para o fornecimento do fardamento em Manaus, a empresa contratada foi a LP do Vale Comercio e Fabricacao de Roupas LTDA. Segundo os extratos, a vecendora no certame milionário deve faturar 5.339.000,00.
Apesar de informações sobre vigência de contrato e o valor envolvendo o fornecimento das camisas. A prefeitura não dá detalhes sobre quantas escolas ou creches devem ser alcançadas pelo fornecimento.
Vale destacar que atualmente a irmã do prefeito David Almeida, Dulce Almeida não está mais a frente da Secretaria de Educação, aplós as eleições 2024 ela assumiu o posto do Conselho Municipal de Gestão Estratégica. Após a saída, Dulce se tornou alvo recentemente do Tribunal de Contas do estado do Amazonas em uma investigação que apura o uso indevido do Fundo Nacional de Educação Básica (Fundeb).
A empresa
A empresa L P do Valle Comércio e Fabricação de Roupas LTDA, também conhecida como L Perrone Confecções, atua desde 5 de agosto de 2020, segundo dados cadastrados na Receita Federal. A empresa possui como principal atividade econômica o comércio e varejo de artigos do vestuário e está sediada na Rua Promecio, nº 855, bairro Vila da Prata, Manaus.
A reportagem buscou a empresa para mais detalhes a respeito do fornecimento. Fomos atendidos pela Sra Ana Paula Perrone, gestora da empresa vencedora do processo de licitação.
Segundo a gestora, a empresa ainda não iniciou a fase de fabricação dos uniformes. Apesar da publicação do contrato ele ainda estaria em fase de empenho.
“Por lei, só podemos iniciar a fabricação após o início do empenho, ainda não nos passaram nada. Tivemos a primeira fase, com a publicação no Diário Oficial, mas ainda temos essa segunda. Só iniciamos após a fase de empenho”, afirma.
A representante da empresa informou ainda detalhes sobre a quantidade da demanda, ignorada nos extratos do Diário Oficial. “Serão pelo menos dois uniformes por aluno. Temos a demanda de 280 mil uniformes”.
Esse não seria o primeiro contrato que a L P do Valle Comércio e Fabricação de Roupas LTDA celebra com a prefeitura. A empresa também foi vencedora de um processo de licitação no ano passado, objetivando o fornecimento de uniformes para agentes de saúde.
De acordo com documentos da prefeitura, o fornecimento saiu a pouco mais de R$ 1,280,345,00.
Outro lado
A prefeitura de Manaus e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) também foram procuradas pela reportagem para mais detalhes sobre a contratação e um posicionamento em torno do assunto. Até o fechamento desta matéria não tivemos retorno o tema. O espaço segue aberto.
Confira documentos