quarta-feira, abril 16, 2025
HomeNotíciasAmazonasMPF inicia monitoramento das Emendas PIX destinadas ao Amazonas

MPF inicia monitoramento das Emendas PIX destinadas ao Amazonas

Um dos principais focos do monitoramento das Emendas PIX será a área da saúde

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um procedimento para fiscalizar a transferência e a aplicação dos recursos federais oriundos das Emendas PIX nos municípios sob sua jurisdição no Amazonas. A medida tem como objetivo assegurar transparência, rastreabilidade dos valores e fiscalização contínua, prevenindo possíveis irregularidades.

A iniciativa foi oficializada por meio da Portaria nº 2/2024/MPF/PR/AM/1ºOFÍCIO, publicada em 20 de fevereiro de 2025. O documento estabelece que a fiscalização será realizada para garantir que os recursos sejam utilizados corretamente pelos municípios da circunscrição da Procuradoria da República no Amazonas (PR/AM), fortalecendo a transparência ativa e a fiscalização preventiva e contínua.

Entre os municípios estão:Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamim Constant, Jutaí, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga e Tonantins.

Atribuições e base legal

O MPF-AM destaca que sua atuação está fundamentada na Constituição Federal e em legislações específicas, como a Lei Complementar nº 75/93 e a Lei Federal nº 7.347/1985. Segundo a portaria, é função institucional do Ministério Público garantir o respeito dos Poderes Públicos aos direitos assegurados na Constituição, promovendo medidas necessárias para a efetivação desses direitos.

O procedimento instaurado está vinculado à 1ª Câmara de Coordenação e Revisão (1CCR), que trata da proteção dos direitos sociais, controle de atos administrativos e defesa do patrimônio público. A fiscalização seguirá as diretrizes do Manual de Atuação para Fiscalização dos Recursos de Emendas Parlamentares em Saúde, elaborado pelo Grupo Saúde Digital da 1CCR.

Prioridade para a saúde pública

Um dos principais focos do monitoramento das Emendas PIX será a área da saúde. A portaria enfatiza que a Lei 8.080/1990 estabelece a saúde como um direito fundamental, exigindo que o Estado garanta condições adequadas para seu pleno exercício. O Pacto Internacional sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (PIDESC) e o Protocolo de São Salvador também reforçam essa obrigação.

Entre as ações previstas pelo MPF-AM, estão a verificação da estrutura hospitalar e de insumos, o planejamento e organização dos serviços de saúde, além do acompanhamento da regulação do sistema de saúde, incluindo agentes privados.

Próximos passos da fiscalização

O procurador da República Érico Gomes de Souza, responsável pela portaria, determinou providências imediatas para a efetivação da fiscalização. As primeiras medidas incluem:

  • Autuação e registro do procedimento no âmbito da Procuradoria da República no Amazonas (PR/AM);
  • Publicação da portaria para garantir transparência e conhecimento público da iniciativa;
  • Realização de diligências conforme estabelecido em despacho.

Confira MPF-Emendas-PIX

- Continua após a publicidade -spot_img
spot_img
Últimas notícias
- Continua após a publicidade -
Mais como esta

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here