Uma nova rota de exportação entre a China e o Brasil foi anunciada e deve fortalecer os laços comerciais entre os dois países. A linha partirá do Porto de Gaolan, localizado em Zhuhai, no sul chinês, e seguirá diretamente pelo Estreito de Malaca e o Cabo da Boa Esperança com destino aos portos brasileiros de Santana (Amapá) e Salvador (Bahia).
Ao chegar à zona econômica brasileira, a expectativa é que a rota intensifique as oportunidades de comércio, investimento e intercâmbio tecnológico, especialmente nas regiões Norte e Nordeste do país. A iniciativa é vista como um marco no aprofundamento das relações econômicas sino-brasileiras.
Zhuhai, cidade próxima a Macau e integrante da estratégica região da Greater Bay Area, possui forte complementaridade com a economia brasileira, sobretudo nos setores de produtos agrícolas, minérios e manufaturados.
Segundo informações da Embaixada da China no Brasil, a nova conexão marítima poderá reduzir em até 30 dias o tempo de transporte entre os dois países, além de diminuir os custos logísticos em mais de 30%, tornando o comércio bilateral ainda mais competitivo.