A Prefeitura de Manaus deve prestar esclarecimento à Câmara Municipal de Manaus (CMM) sobre as condições das frotas de ônibus que prestam serviços na capital amazonense. Os esclarecimentos fazem parte do requerimento aprovado nesta quarta-feira (30), na sessão plenária da CMM.
O pedido de informação ocorre após a Prefeitura de Manaus anunciar um reajuste na tarifa de ônibus. Atualmente, os usuários de transporte coletivo pagam o valor de R$ 6 por uma única viagem.
De acordo com o autor do requerimento, o vereador Capitão Carpê (PL), o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) deve esclarecer sobre as condições da frota de ônibus, além de informar a quantidade de veículos que prestam serviço em Manaus.
“Mais uma marretada dessa gestão desastrosa que aumentou em 33% a passagem de ônibus em Manaus. […] É um absurdo a Prefeitura de Manaus colocar essa carga nas costas do pai e da mãe de família […]. Esse requerimento visa questionar algumas respostas, como por exemplo, relação completa das empresas que operam, quantidade de ônibus em operação por empresa”, explicou.
O vereador Zé Ricardo (PT) demonstrou apoio ao requerimento e apontou que a frota de ônibus em Manaus reduziu, comparada a quantidade de pessoas que vivem na capital e utilizam o transporte coletivo.
“Precisamos de informações do sistema de transporte, é visível que a quantidade de ônibus está reduzindo em termos inversos em relação a quantidade da população […]. Essas informações solicitadas são pertinentes!”, destacou.
O requerimento foi aprovado pela maioria dos vereadores presentes na Câmara Municipal. As informações devem ser prestadas pelo IMMU nos próximos dias.
*Com informações do O Convergente
Leia mais: Manauaras organizam protesto ‘Fora David Almeida’ após aumento de R$ 6 na tarifa de ônibus