A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) promove, até esta sexta-feira (16), a XXII Semana de Enfermagem, evento que reúne mais de 250 participantes, entre estudantes, docentes e convidados nacionais e internacionais. A programação ocorre na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA), em Manaus.
Com o tema “Saúde digital: competências e habilidades para o ensino, pesquisa, extensão e assistência de enfermagem na atualidade”, o encontro teve início no dia 13 de maio e conta com palestras, oficinas, minicursos, formações práticas e uma mostra científica que estimula o intercâmbio de conhecimentos e práticas sobre tecnologias digitais aplicadas à enfermagem.
Durante a abertura oficial, realizada nesta quinta-feira (15), a comunidade acadêmica comemorou a nota máxima (conceito 5) obtida pelo curso de Enfermagem da UEA no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), em sua edição de 2023. Esta é a terceira vez consecutiva que o curso atinge a nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC).
O reitor da UEA, professor doutor André Zogahib, destacou a relevância do tema abordado nesta edição. “A saúde digital é uma ferramenta poderosa, mas não substitui o elemento humano. Precisamos aliar a tecnologia ao cuidado, sem perder a escuta e o acolhimento”, afirmou.
Já o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UEA, professor doutor Darlisom Ferreira, ressaltou o empenho coletivo que levou ao resultado do Enade. “É um momento de celebração de todo o colegiado e estudantes que contribuíram para essa conquista, que reforça o compromisso da instituição com a qualidade do ensino”, disse.
Participaram da mesa de abertura a coordenadora do curso de Enfermagem, professora doutora Alessandra Cristina da Silva; a coordenadora do evento, professora doutora Gisele Torrente; o coordenador de qualidade da ESA, professor doutor Manoel Luiz Neto; e a acadêmica Janaína Dias, representante discente.
A Semana de Enfermagem é um dos principais eventos científicos da área na UEA e reforça o papel da universidade na formação de profissionais preparados para os desafios contemporâneos da saúde.