sexta-feira, novembro 22, 2024

Artigo – Educação em saúde e o comportamento da população sobre os aspectos sociais.

Por Dr.ª Iná Isabel Rafael

O atual momento em que a população mundial se encontra requer uma mudança de comportamento e assimilação de uma série de ações educativas, dentre essas, as relacionadas à saúde e às relações sociais lideram o ranking em nível universal.

No que se refere à saúde, há a necessidade de enfatizar os cuidados com a higiene, como:
  • Lavar as mãos com frequência;
  • Higienizar com álcool os objetos manuseados constantemente;
  • Tomar banho ao chegar de outros lugares;
  • Quando doente, se resguardar em casa, não somente por precaução aos outros, mas a si próprio, uma vez que o enfermo fica com pouca imunidade diante de alguma enfermidade.

No que se refere às relações sociais, é importante reafirmar que:

  • É preciso restringir a circulação em ambientes com um fluxo mais intenso de pessoas, como shoppings, eventos acadêmicos, praias, feiras, supermercados, escolas, academias, etc.

Devido a essa necessidade, outras formas de relações sociais devem ser acionadas para que a harmonia do convívio entre famílias e amigos não seja afetada; e os atos administrativos não sejam paralisados, uma vez que grande parte dos sites institucionais possui plataformas para o recebimento e a emissão de documentos digitais. A Holanda, por exemplo, sugere que as universidades e instituições de ensino superior promovam palestras onlines em larga escala, ação que poderia ser implantada no Brasil para amenizar os prejuízos acadêmicos.

Desta maneira, independentemente das ações governamentais de comunicação, em relação às propagandas por via impressa, como cartaz, banner, outdoor, é fundamental a mudança de práticas associadas à saúde e às relações estabelecidas nos diversificados ambientes sociais. A Holanda, por sua vez, apresentou novas medidas para impedir a disseminação do Covid-19, baseando-se nos pareces do Instituto Nacional de Saúde Pública e Meio Ambiente. As medidas tomadas no Brasil reafirmam a precaução com os impactos negativos do coronavírus. Contudo, frequentemente, elas estão sendo reelaboradas.

Saúde – “Coronavírus e os impactos sociais” – Erica Lima conversa com a Dra. Iná Isabel Rafael


Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias