sábado, outubro 5, 2024

Saúde- Procon Manaus recebe mais de 800 denúncias com assuntos relacionados a preços abusivos durante pandemia de coronavírus.

Desde o anúncio oficial do primeiro caso confirmado na capital do Amazonas de transmissão pelo novo coronavírus, causador da Covid-19, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor e Ouvidoria – Procon Manaus, já recebeu mais de 800 chamadas de consumidores.

Entre as denúncias, recorre nos preços abusivos em álcool em gel, máscaras e medicamentos, além de reclamações, dúvidas e outros tipos de orientação. Mais de 50 estabelecimentos já foram autuados, entre drogarias, redes de supermercados e empresas.

De acordo com o titular da Semdec, Rodrigo Guedes, são diversas mensagens que chegam diariamente nos canais de comunicação do órgão, incluindo as redes sociais.

Todos os dias somos acionados pelos consumidores, especialmente porque, neste momento, muitas empresas se aproveitam para praticar o oportunismo, desrespeitando o consumidor e o cidadão. Esse número de 800 é só o que temos catalogados, pois certamente já passou de mil”, explica Guedes.

Além das denúncias dos preços abusivos nos itens utilizados para prevenção e combate ao coronavírus, há também reclamações sobre serviços relacionados a atendimento médico e testes de detecção do coronavírus em rede particular, centenas de outras relações de consumo que foram interrompidas, passagens áreas, hospedagens e outras situações.

Segundo Guedes, a determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto é fazer o máximo de esforço possível durante este momento, integrando todas as pastas da prefeitura em prol da saúde e bem-estar dos cidadãos manauaras.

“Estamos analisando todos os casos com atenção. Vamos agir dentro das nossas competências. Já atendemos e autuamos mais de 50 estabelecimentos e vamos continuar até que esta crise continue com nossa equipe de fiscalização atendendo as denúncias, sem deixar que as pessoas se aproveitem da situação para praticar atos imorais e criminosos”, informou o secretário.

Sobre denúncias relacionadas ao coronavírus, o órgão atende somente por mensagem pelo WhatsApp (92) 9884-3030. Os consumidores também podem enviar mensagens pela página oficial no Facebook e no Instagram (@semdec_manaus). Os casos serão analisados e encaminhados para os setores responsáveis.


  • Fonte: Semdec / Semcom.
  • Imagem: Divulgação / Semdec

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