Neste domingo (22), 52 médicos cubanos, muitos deles com experiência na luta contra o ebola na África, desembarcou na Itália, para ajudar o país na luta contra a pandemia do novo coronavírus.
A missão tem o objetivo de realizar intervenção médica na região da Lombardia, a mais atingida pela covid-19. Em um mês, 4.825 pessoas morreram em todo o país devido à pandemia – foram 793 mortes só nas últimas 24 horas.
A brigada é composta 36 médicos, 15 enfermeiros e um administrador e “está pronta para trabalhar incansavelmente no tratamento e enfrentamento da epidemia de Covid-19, junto com os profissionais de saúde” da Itália, disse seu chefe, Carlos Ricardo Pérez.
Outras brigadas cubanas irão para Nicarágua, Suriname, Granada e Jamaica. Atualmente, cerca de 30 mil profissionais da saúde de Cuba atendem em 61 países da África, América Central e Ásia. Os médicos cubanos trabalham nesses países em áreas pobres e sem cobertura médica.
Veja o momento em que os médicos cubanos chegam na Itália e são aplaudidos:
#CubaSalva #CubaEsSalud Medici cubani vs #coronvirusitalia in arrivo in #Lombardia. @EmbaCubaItalia @CienciaCubaRoma @CubaMINREX @BrunoRguezP @DiazCanelB @PresidenciaCuba @StampaEmbaCuba @cubainformacion @AbelPrieto11 @AsNazItaliaCuba @plitaliaroma @ActualidadRT @Agenzia_Ansa pic.twitter.com/XL2pXEREQ8
— Italia-Cuba di Roma (@italiacubaroma) March 22, 2020
- Fonte: Agência Brasil/ Site Conversa Fiada.
- Imagem: Divulgação