A partir de determinação do Conselho Monetário Nacional, grandes bancos, como Caixa, Itaú, Bradesco e Santander, estão perdoando o pagamento de duas prestações da casa ou carro nos próximos 60 dias.
Tendo como principal objetivo dar fôlego financeiro para os trabalhadores em meio à pandemia do coronavírus.
A medida vale para todos que tenham financiamentos de imóveis e carros nos bancos, e também outros tipos de dívidas.
“A Caixa está 100% focada em ajudar a população mais carente, em ajudar aqueles que mais necessitam. Esse não é o único grupo de medidas. Faremos tudo o que estiver ao alcance da Caixa Econômica Federal para ajudar a população”, disse Pedro Guimarães, presidente da instituição.
Tendo como principal exigência que as prestações do crédito estejam em dia, abrindo em exceção apenas a Caixa, onde financiamentos com até duas prestações em atraso também podem ser pausados.
Durante o período de pausa será mantida a mesma taxa de juros, sem a cobrança de multa. De forma que o cliente fica dois meses sem pagar e depois o pagamento da prestação volta ao normal, com a adição dos meses que não foram pagos no final do financiamento.
A recomendação é que o pedido não seja realizado nas agências dos bancos, como forma de segurança contra a disseminação do vírus, de forma que a preferência seja dada a canais eletrônicos, como o internet banking e a central de atendimento telefônica.
A partir da solicitação, o banco irá efetivá-lo em até 48 horas, com a data retroativa do pedido.
As mesmas condições são oferecidas para clientes que possuem operação de Crédito Imóvel Próprio, sendo necessário já ter pago ao menos 11 parcelas.
No Itaú o pedido pode ser feito por meio das centrais de atendimento e canais Digitais, onde os clientes conseguem ter acesso remoto aos serviços financeiros.
O Santander lançou um hotsite para orientar os clientes interessados em solicitar a prorrogação do vencimento de dívidas, além também ter ampliado de forma automática, 10% o limite do cartão de crédito de todos os clientes adimplentes.
Tendo como medidas anunciadas:
- Possibilidade de pausa de até 60 dias nas operações parceladas de crédito pessoal;
- Ampliação das linhas de crédito consignado, incluindo as linhas para aposentados e pensionistas do INSS com as melhores taxas do mercado.
- Redução de taxa de juros nas linhas de crédito pessoal crédito consignado a partir de 0,99% ao mês, penhor a partir de 1,99% ao mês e crédito direto ao consumidor, o chamado CDC, a partir de 2,17% ao mês.
- Disponibilização gratuita do cartão virtual de débito Caixa aos mais de 100 milhões de correntistas e poupadores, que possibilita compras online nos sites de e-commerce de forma prática e segura. O cliente pode habilitar o uso do cartão diretamente no Internet Banking CAIXA;
- Renovação do contrato de penhor diretamente no site da Caixa e canal Telesserviço, evitando a necessidade de o cliente comparecer à uma agência bancária.