A Prefeitura de Manaus informa que o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antônio Nelson Júnior, testou positivo para o novo coronavírus, causador da Covid-19, e que todas as medidas do protocolo de quarentena foram adotadas para os diretores de área e demais servidores públicos que tiveram contato com ele na última semana.
“Antes mesmo do resultado, o secretário já estava em isolamento, conforme recomenda a Organização Mundial de Saúde. Estamos em oração, eu, minha esposa Elisabeth Valeiko e o povo de Manaus, para que ele se recupere bem e continue somando esforços no enfrentamento dessa doença”, disse o prefeito Arthur Virgílio Neto.
Antes mesmo da confirmação do caso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) já trabalhava com revezamento de suas equipes, por ser um órgão integrante do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama) e seguir as orientações estabelecidas, no tocante ao licenciamento ambiental, pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e em obediência às determinações presentes no Decreto Municipal 4.798.
Nosso secretário da Semmas, Antonio Nelson Jr, testou positivo para o novo coronavírus. Estamos em oração, eu, minha esposa e todo povo de Manaus, para que se recupere bem e continue somando esforços no enfrentamento dessa doença. Vale deixar claro que todas as medidas de quarentena para as pessoas que tiveram contato com ele foram adotadas. E que Manaus vença essa guerra, estamos fazendo de tudo para que isso aconteça logo!
Posted by Arthur Virgílio Neto on Tuesday, March 24, 2020
Entre as medidas preventivas adotadas pela Semmas, destacam-se a suspensão imediata do atendimento presencial, disponibilizando números de WhatsApp para tirar dúvidas dos usuários a respeito de processos, e o afastamento dos servidores com idade acima dos 60 anos e doentes crônicos, todos em home office, para garantir a continuidade dos serviços. Além disso, os parques municipais tiveram o funcionamento suspenso, bem como eventos programados para os meses de março e abril cancelados.
Foram suspensas também as atividades externas de vistoria e fiscalização. Os processos de licenciamento ambiental, já vistoriados e que não possuem pendências que inviabilizem a emissão da licença, serão analisados com prioridade e as renovações de licenciamento ambiental ficarão com os prazos de suas licenças automaticamente prorrogadas até a manifestação definitiva do órgão ambiental.
- Imagem: Altemar Alcântara / Arquivo Semcom.
- Fonte: Semcom.