terça-feira, maio 14, 2024

Política – “Vem ou não vem?” – Partidos agora brigam pelos cargos de vice.

A direção do Podemos-AM deixa claro que a confirmação de candidaturas e nomes para a disputa majoritária na capital amazonense será definida em reunião com a direção nacional nesta semana, em São Paulo.

Nome mais forte para a disputa, inclusive chancelado por várias pesquisas eleitorais de intenção de voto, o ex-governador Amazonino Mendes ainda não disse, oficialmente, que está no páreo, mas já vive um drama interno: a escolha e a disputa pela vaga de vice em sua chapa.

A cobiça pelo cargo de vice de Amazonino está acirrada e tem produzido vários nomes nos bastidores, de partidos aliados que almejam uma posição mais clara na aliança política, até mesmo o ensaio de uma chapa ‘puro-sangue’.

E a lista de aspirantes a vice é grande, mas a escolha será estratégica, haja vista aglutinação de apoios e tempo de TV, por exemplo.

PMN quer protagonismo

Um deles é do empresário Orsine Júnior, que é ex-secretário do governo suplementar de Amazonino e que hoje comanda o PMN no Amazonas, um dos primeiros partidos a entrar na base de apoio do pré-candidato.

E pelo menos três nomes têm se movimentado internamente: o presidente do partido, o deputado Wilker Barreto – que tem defendido uma chapa ‘puro-sangue’; o ex-deputado federal e ex-secretário de Educação na gestão de Alfredo Nascimento na Prefeitura de Manaus, Humberto Michiles; e o ex-secretário de Saúde e homem de confiança de Amazonino, Francisco Deodato, que o acompanha em todas as suas gestões, seja no governo quanto na Prefeitura de Manaus.

Wilker Barreto não respondeu sobre a corrida para vaga de vice, mas nos bastidores ele tem defendido com veemência que o partido venha com uma chapa ‘puro-sangue’ para a Prefeitura de Manaus e tem pressionado para que este nome seja o seu.

Mas Wilker esbarra em Francisco Deodato, a pessoa mais próxima de Amazonino e que o tem acompanhado ao longo das últimas duas décadas, participado de todas as suas gestões, seja estadual, seja municipal e, mesmo nos períodos de retiro político do ex-governador.


  • Fonte: Portal O Poder – Texto Valéria Costa
  • Imagem: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias