quarta-feira, abril 24, 2024

Brasil – Polícia Federal deflagra operação contra suspeitos de ataque hacker ao Ministério da Saúde em 2021

A Polícia Federal (PF) realiza, na manhã desta terça-feira (16/8), uma operação contra suspeitos de terem realizado ataques cibernéticos contra diversos órgãos do Governo Federal, entre eles o Ministério da Saúde, no fim de 2021.

No total, no âmbito da “Operação Dark Cloud”, estão sendo cumpridos oito mandados de busca e apreensão, divididos entre as cidades de Coremas (Paraíba), Belo Horizonte (Minas Gerais), Joinville (Santa Catarina), Curitiba e Paranaguá (ambas no Paraná).

Estão sendo cumpridos oito mandados de busca e apreensão, em Minas Gerais, Paraíba, Paraná e Santa Catarina. Os mandados foram expedidos pela 12ª Vara da Justiça Federal no Distrito Federal, após pedido da PF.

“Durante a investigação, descobriu-se que tais ataques foram realizados por uma organização criminosa transnacional dedicada à prática de crimes dessa natureza, visando entidades públicas e privados no Brasil, Estados Unidos, Portugal e Colômbia”, afirmou a PF em nota.

Investigação

Na época do ataque, diversas plataformas do Ministério a Saúde ficaram fora do ar, incluindo o ConecteSUS, que emite certificado de vacinação, e o Open DataSUS, que detém dados de acompanhamento da pandemia e outras informações de vigilância.

O inquérito foi aberto em 10 de dezembro de 2021. De acordo com comunicado da PF, no decorrer da investigação “descobriu-se que tais ataques foram realizados por uma organização criminosa transnacional dedicada à prática de crimes dessa natureza, visando entidades públicas e privados no Brasil, Estados Unidos, Portugal e Colômbia”.

Além do Ministério da Saúde, o mesmo grupo também atacou os sites do Ministério da Economia, da Controladoria-Geral da União (CGU), da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), entre outros órgãos.


Da Redação com informações do G1 e Folha Pernambuco
Fotos: Reprodução | Capa: Neto Ribeiro

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias