sábado, maio 18, 2024

Israel afirma ter retomado controle da região ao redor da Faixa de Gaza nesta segunda (9/10)

Nesta segunda, um campo de refugiados palestinos foi atingido por ataques de Israel

Israel afirmou, nesta segunda-feira (9/10), que retomou o controle do território ao redor da Faixa de Gaza. Também foi ordenado pelo ministro da defesa de Israel, Yoav Galant, o bloqueio total em Gaza. “Sem eletricidade, sem alimentos e combustível”.

O território israelense está sob ataque, há dois dias, pelo Hamas. De acordo com o último balanço, o conflito já deixou 1200 mortos. Dentre eles, 260 jovens que estavam em uma rave na madrugada de sábado (7/10), quando membros do grupo Hamas invadiram o local atirando. De acordo com o Itamaraty, pelo menos três brasileiros que participavam do evento estão desaparecidos desde o início da ofensiva.

No sábado, o Hamas lançou um ataque surpresa na fronteira entre a Palestina e Israel. Logo após os ataques, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, postou um vídeo nas redes sociais dizendo que o país estava “em guerra”. Nesta segunda, um campo de refugiados palestinos foi atingido por ataques de Israel.

Resgate de brasileiros

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou de Natal (RN), neste domingo (8), com destino a Roma, na Itália, para repatriar os brasileiros que tentam sair da Palestina ou de Israel devido ao conflito iniciado neste final de semana. A expectativa da FAB é que o avião siga da Itália e pouse em Tel Aviv, na tarde de segunda-feira (9) ou na terça-feira (10), para a primeira repatriação de brasileiros.

O governo reservou seis aeronaves para a repatriação. São dois KC-30, com capacidade para 230 passageiros cada, além de dois KC-390, com capacidade para 80 passageiros cada, e duas aeronaves cedidas pela Presidência da República, com capacidade para 40 passageiros cada.

Inicialmente, um KC-30 segue hoje para Itália com objetivo de ficar mais próximo do conflito, enquanto as embaixadas finalizam a primeira lista para repatriação. Médicos e psicólogos estão na equipe que seguirá para a região para auxiliar os brasileiros.

“Nós vamos adequando o tamanho da missão em função das necessidades alocadas pelos nossos ministérios. Estamos com um brigadeiro lá na embaixada (de Israel) ajudando nessa consolidação de todos os brasileiros, de todas as embaixadas da região, Egito, Jordânia e Israel, para que possamos trazer todos os brasileiros que estão na região, logicamente aqueles que desejarem. Importante dizer que vários também já estão se colocando em aeronaves comerciais”, informou o comandante da FAB, Tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Damasceno.


  • Por Redação Convergente
  • Foto: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias