sexta-feira, maio 17, 2024

Barco voador de startup amazonense é destaque no Web Summit Lisboa 2023

A aeronave terá a capacidade de transporte de dez passageiros ou o equivalente a uma tonelada em carga, com velocidade de cruzeiro em torno de 150 km/h

A startup amazonense AeroRiver está entre as 85 startups selecionadas pela agência e mostrará aos investidores internacionais presentes no Web Summit seu projeto mais inovador: o “barco voador”.  A aeronave terá a capacidade de transporte de dez passageiros ou o equivalente a uma tonelada em carga, com velocidade de cruzeiro em torno de 150 km/h. Segundo Lucas Guimarães, o projeto poderá resolver um dos gargalos de desenvolvimento da região Norte, a logística.

“A região amazônica é gigantesca, só que não tem estradas que conectam as cidades, o transporte aéreo é muito caro e a maioria das cidades não têm aeroportos. Então, a solução que sobra para a população se locomover são os barcos. Só que, ao contrário dos barcos comuns, o “barco voador” é 40% mais econômico e eficiente do que uma aeronave tradicional da mesma categoria, voando em torno de 5 m de altura”, relatou.

A empresa acredita que a participação no Web Summit pode alavancar seu projeto no Brasil e propiciar sua entrada no mercado europeu. “O veículo de solo que queremos produzir pode ser largamente utilizado na Europa. A travessia Helsinki-Tallinn, por exemplo, é feita de ferryboat e movimenta US$ 11 bilhões por ano, e nosso veículo é muito mais rápido e eficiente”, comentou Lucas Guimarães na expectativa da internacionalização de sua solução tecnológica.

O que é a Web Summit?

Entre os dias 12 e 17 de novembro, Lisboa será o destino de 85 startups e 100 empresas brasileiras como parte da Missão de Internacionalização da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) ao Web Summit Lisboa 2023. Na maior conferência de tecnologia do mundo, que contará com mais de mil investidores e delegações de 160 países, as empresas brasileiras poderão identificar parcerias, atrair investimentos e encontrar oportunidades para expandir suas ações para o mercado europeu.

A agenda da Missão contempla ações de negócios e de imersão no ecossistema de inovação de Portugal e a participação no Web Summit 2023 com o Pavilhão Brasil, organizado pela ApexBrasil, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Embaixada do Brasil em Lisboa, em parceria com o SEBRAE e o SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados). Além disso, no dia 14 de novembro, o espaço brasileiro na feira será palco para o lançamento da Plataforma Brasil Exportação, idealizada para simplificar e democratizar o acesso às exportações.

A delegação brasileira da Missão de Internacionalização ao Web Summit Lisboa 2023 é formada por empresas dos mais diferentes setores econômicos e envolve fintechs, agritechs, healthtechs, iniciativas voltadas para a biotecnologia, tecnologia da informação, dados, entre outras. As empresas foram selecionadas segundo critérios de inovação, oferta de soluções escaláveis, com potencial de abertura de operação em Portugal ou na Europa.

Leia mais: Tecnologia – “Barco Voador” para ser utilizado na região amazônica é desenvolvido pelo ITA


  • Por July Barbosa
  • Revisão textual: Vanessa Santos
  • Foto: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias