segunda-feira, maio 20, 2024

Analistas ambientais acompanham obras da Linha de Transmissão Manaus – Boa Vista

O empreendimento possui 721km de extensão, tem como objetivo principal a interligação do estado de Roraima ao Sistema Interligado Nacional

Analistas Ambientais da Diretoria de Licenciamento Ambiental do Ibama, realizaram em novembro último, uma vistoria técnica de acompanhamento das obras de implantação da Linha de Transmissão Manaus – Boa Vista.

O empreendimento possui 721km de extensão, tem como objetivo principal a interligação do estado de Roraima ao Sistema Interligado Nacional, e é objeto da Licença de Instalação n. 1400/2021, válida até 28/09/2027.

 

“É um projeto estratégico para a qualidade de vida e segurança energética para as pessoas em Roraima.” Palavras do Superintendente do IBAMA-AM, Joel Araújo.

 

A vistoria permitiu um acompanhamento das atividades de supressão de vegetação nativa, necessárias para a instalação do projeto, e as respectivas medidas de prevenção e mitigação de impactos, exigidas no licenciamento ambiental, como por exemplo o resgate de germoplasma e ações de afugentando e resgate de fauna, que devem ser executadas por equipe de especialistas, antes, durante e após a abertura das áreas.

 

Também foi objeto da equipe do Ibama, a vistoria em 4 cavidades naturais subterrâneas encontradas pelos trabalhadores do empreendimento. A partir das informações coletadas, o Ibama avaliará a necessidade de adoção de medidas adicionais de prevenção de impactos, podendo inclusive exigir a alteração de traçado, caso se necessário.

 

Trata-se de um projeto desafiador para o licenciamento ambiental, em virtude da sua localização na região Amazônica e interferência em áreas com regime especiais de proteção, como a Terra Indígena Waimiri Atroari. O traçado aprovado pelo Ibama buscou o paralelismo com a Rodovia BR-174, a fim de evitar a abertura de novos acessos e novas frentes de desmatamento na região. Em virtude desses desafios, e relevância do projeto para a sustentabilidade do setor elétrico brasileiro e para a população do estado de Roraima, novas vistorias estão programadas, a fim de garantir a melhor gestão ambiental, atendimento à legislação ambiental e condicionantes da licença emitida pelo Ibama.


  • Fonte: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias