A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (24) a Operação Limite Virtual e encontrou o principal suspeito de vazar a prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2023. As diligências ocorreram na casa do homem que não teve o nome divulgado, na cidade de Sobral, interior do Ceará (CE).
Os agentes da PF cumpriram dois mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal, desde que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) comunicou a fraude no ano passado.
15 policiais realizaram a operação na cidade onde a suspeita foi encontrada durante as investigações. Atualmente, estão sendo investigados indícios de crime relacionado à divulgação imprópria do conteúdo da prova em plataformas de mídias sociais.
O ato de compartilhar de maneira ilegal, conforme apurado nas investigações, incluiu o tema da redação associado ao caderno rosa do Enem, durante a aplicação dos exames.
Em novembro de 2023, os participantes foram incumbidos de redigir um texto argumentativo-dissertativo, com no máximo de 30 linhas, abordando o tema “Desafios para confrontar a invisibilidade do trabalho de cuidado desempenhado pela mulher no Brasil”.
As ações do suspeito envolvido, em uma primeira análise, podem ser consideradas como crime de fraude em concurso público, sujeito a penas que alcançam até oito anos de detenção.
Outra notícia:
A Polícia Federal, com apoio da Polícia Rodoviária Federal, deflagrou nessa terça-feira (23), a Operação Pronta Resposta, para reprimir crimes de usurpação de patrimônio da União, organização criminosa e falsidade ideológica, cujas penas máximas somadas ultrapassam 13 anos de prisão.
Ao todo, foram cumpridos um mandado de prisão temporária e três ordens judiciais de busca e apreensão expedidos pela 4ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado do Amazonas. Participaram da operação 17 policiais federais e oito policiais rodoviários federais.
Leia mais: PF prende terceiro investigado em operação que apreendeu 47 kg de ouro em Manaus