Após ser condenado por estupro, o jogador Daniel Alves teve o nome removido da lista de lendas do clube Barcelona, time o qual se consolidou na carreira. O brasileiro foi condenado a 4 anos e meio de prisão por cometer o crime contra uma jovem, na Espanha.
Daniel Alves estava na lista seleta de 102 jogadores históricos do clube culé junto com outros jogadores lendários como Lionel Messi, Jordi Alba, Sergio Busquets e Gerard Piqué. A relação de jogadores “lendários” do Barcelona leva em consideração os atletas de maior destaque desde a fundação do clube, em 1899.
De acordo com a imprensa espanhola, a diretoria do Barcelona esperou a sentença de Daniel Alves ser divulgada para tomar a decisão. Anteriormente, o Bahia tomou atitude semelhante, em que tirou a imagem do jogador revelado no clube de seu museu.
No Barcelona, Daniel Alves fez parte de uma das gerações mais vitoriosas, durante 2008 e 2016. Entre novembro de 2021 e julho de 2022, ele voltou a atuar com a camisa do Barcelona, mas não houve destaques no retorno.
Daniel Alves estava preso preventivamente desde janeiro do ano passado e foi condenado na última quinta-feira (22). A Justiça da Espanha declarou o jogador culpado por estuprar uma mulher no banheiro de uma boate em Barcelona, em dezembro de 2022.
Após cumprir o período de reclusão, Daniel ainda terá cinco anos de liberdade vigiada, por determinação da júiza do caso. A defesa do jogador anunciou que deve recorrer a decisão.