segunda-feira, abril 29, 2024

Educação: 1º Seminário Amazônia acontece no dia 18 de abril

O seminário foi idealizado para discutir e prevenir a poluição e a degradação ambiental, a partir da educação ambiental

No próximo dia 18 de abril, acontece o 1º Seminário Amazônia – Uma visão para o futuro, com uma programação voltada para a pauta ambiental. O evento é aberto ao público e terá certificado de 15 horas complementares para os acadêmicos. O evento é gratuito e ocorre das 16h às 21h. O seminário acontece de forma híbrida e presencial na Faculdade Santa Teresa, localizada na avenida Acre, 200, bairro Nossa Senhora das Graças.

Ao O Convergente, a coordenadora do curso de Direito da faculdade Santa Teresa, Lúcia Viana, comentou sobre o evento que, segundo ela, afirmou que surgiu após os últimos eventos climáticos no mundo.

“Ele foi pensado, como eu falei, a partir desses grandes eventos climáticos muito graves sofridos na região da Amazônia. E como estudiosos que somos do direito ambiental, nós pensamos, idealizamos exatamente a partir de uma reflexão sobre medidas preventivas”, explicou.

De acordo com ela, o seminário foi idealizado pela Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica do Brasil e do Amazonas, a Faculdade Santa Teresa e a Federação da Associação das Mulheres de Carreira Jurídica da Comissão do Meio Ambiente.

A coordenadora citou os eventos climáticos que aconteceram no último ano no Amazonas, como a seca e as queimadas. Para ela, é importante debater sobre as formas de prevenção das mudanças climáticas, uma vez que o planeta tem antecipado as crises.

“Segundo os estudos do IMPA, segundo o resultado das pesquisas, essa última grande seca que vimos, em que os rios secaram, ela iria acontecer previsivelmente daqui a 30 anos, mas como o clima está mudando no planeta, foi antecipada em 30 anos essa grande seca. E os contrastes são idênticos, eles são radicais tanto para a cheia quanto para a seca. Então nós teremos possivelmente uma das maiores cheias históricas nos próximos meses”, comentou.

O tema

Ao falar sobre o tema, a coordenadora Lúcia Viana explicou que o tema foi ampliado para se discutir sobre a Amazônia e a visão de futuro, uma vez que o estudo do direito ambiental envolve muitos princípios.

“Quando a gente estuda o direito ambiental, a ecologia, a gente se dedica, se debruça a estudar os princípios ambientais constitucionais, princípios da prevenção, princípio da responsabilidade social, princípio da precaução. Então, nós temos muitos princípios do poluidor-pagador, dos direitos humanos. Nós temos muitos princípios que devem ser observados, tanto pela área administrativa, preventiva do Estado, como justamente utilizados esses princípios nas decisões judiciais. Então, nós juntamos várias intercorrências que afetam os direitos humanos, como o direito ambiental, até juntamos o direito dos refugiados”, detalhou.

Ainda segundo ela, esses princípios foram contextualizados no seminário “Amazônia – Uma visão para o futuro”, onde o participante tem a oportunidade de se aprimorar, discutir e refletir sobre os assuntos que serão abordados no evento.

“Inicialmente, quando começamos a idealizar o evento, a refletir, pensamos, desafios, mudanças climáticas no Amazonas. Mas aí a gente ampliou, ampliou para esse tema Amazônia, uma visão para o futuro. E aí nós convidamos a mais alta cúpula do país para participar desse evento. O evento não é só estadual, não é só nacional, ele também é internacional”, destacou.

De acordo com a coordenadora, o objetivo é chamar a comunidade para discutir e prevenir a poluição e a degradação ambiental, a partir da educação ambiental. “A partir da ética ambiental, a gente caminhar para enfrentar essas adversidades, esses desafios das mudanças climáticas pelos quais nós iremos passar durante muitos e muitos anos pela frente”, disse.

Programação

Entre os convidados do seminário está a embaixadora de Moçambique, Dra. Osvalda Joanna, a ministra Elisabete Rocha, do Superior Tribunal Militar, juízes federais do Estado de Amazonas, a doutora Jaysa Fraxe, a doutora Maria Elisa, o juiz ambiental estadual do Amazonas, Moacir Pereira.

“Nós teremos realmente um colégio de escola para que possamos, juntamente com os alunos e todos os convidados, o evento é aberto, pode participar aluno, profissional, professor de áreas a fins, até porque o direito ambiental é um direito interdisciplinar, transdisciplinar, que se comunica com outras áreas do ciência, outros ramos da ciência”, afirmou a coordenadora.

Confira abaixo a programação completa:

Inscrições

Para participar do seminário, basta realizar a inscrição on-line (clique aqui). O participante deve realizar o cadastro na plataforma e, logo após, pode fazer a inscrição no evento.

SERVIÇO

O que? 1º Seminário Amazônia – Uma visão para o futuro

Quando? 18 de abril – 16h às 21h

Onde? Faculdade Santa Teresa – avenida Acre, 200, bairro Nossa Senhora das Graças

Valor? Gratuito – Inscrições aqui.

*Com informações do O Convergente

Leia mais: Durante seminário de bioeconomia, Wilson Lima destaca uso de recursos naturais para gerar emprego e renda

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias