O Governo do Amazonas decretou ponto facultativo nas repartições públicas estaduais na próxima segunda-feira (29), em razão da partida da Seleção Brasileira pelas oitavas de final da Copa do Mundo de 2026. A decisão foi publicada por meio de decreto do Poder Executivo estadual e vale para órgãos, autarquias e fundações do Estado.
Com a medida, os servidores estaduais terão quatro dias consecutivos de folga. Isso porque a sexta-feira (26) já havia sido decretada como ponto facultativo em virtude da abertura do Festival de Parintins 2026. Somados ao fim de semana, os dias sem expediente se estendem até a segunda-feira.
Segundo o decreto, a decisão considera a participação da Seleção Brasileira na competição e a repercussão dos jogos na rotina da população. “Considerando os dias e horários previstos para a realização da Copa do Mundo da Fifa 2026 e a repercussão, na rotina diária dos brasileiros, dos jogos em que participe a Seleção Brasileira, especialmente em face da classificação para a fase de 16 avos da referida Copa do Mundo, resolve”, diz trecho do documento.
A Seleção Brasileira garantiu a classificação em primeiro lugar do Grupo C após vencer a Escócia por 3 a 0 na última quarta-feira (24). A equipe comandada pelo técnico brasileiro entra em campo na segunda-feira, às 13h (horário de Manaus), contra o vencedor do confronto entre Japão e Suécia, que definirá o adversário nas oitavas de final.
Educação poderá compensar horas letivas
De acordo com o Governo do Estado, a determinação não altera os atendimentos já agendados na rede pública de saúde. Os serviços considerados essenciais continuarão funcionando normalmente durante o período de ponto facultativo.
Na área da educação, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar poderá organizar a compensação das horas letivas, enquanto a Secretaria de Estado de Administração e Gestão ficará responsável por eventuais ajustes relacionados ao banco de horas dos servidores.
O decreto também prevê que, caso o Brasil avance para as quartas de final da Copa do Mundo de 2026, uma nova regulamentação poderá ser publicada para definir o funcionamento das repartições estaduais durante a próxima fase da competição.



