domingo, setembro 29, 2024

Economia – “Graduação, pós-graduação e idiomas!” – Prefeitura de Manaus lança editais com mais de 82 mil bolsas de cursos.

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, lançou, nesta sexta-feira (25), três editais de processos seletivos para 2021 com mais de 82 mil bolsas de estudos para os Programas Bolsa Universidade (PBU), Bolsa Pós-Graduação (PBPG) e Bolsa Idiomas (PBI).

Via internet, a abertura das inscrições acontece de forma gradual, iniciando às 10h de quarta-feira (30), com o Bolsa Universidade. Nesta edição, o programa dispõe de 37.211 vagas, destinadas a estudantes de baixa renda e sem formação de ensino superior. As inscrições seguirão até as 23h59 do dia 13 de outubro.

Para o Bolsa Pós-Graduação, os interessados poderão se candidatar no período de 14 a 23 de outubro. O processo seletivo abre 14.284 vagas em cursos de especialização, em 178 áreas do conhecimento.

As inscrições para os cursos de língua estrangeira, ofertados pelo Bolsa Idiomas, terão início no dia 26 de outubro e seguem até 4 de novembro. A edição do programa conta com 29.557 bolsas de estudos, para sete idiomas: alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês e mandarim.

Os editais serão publicados no Diário Oficial do Município (DOM) nesta sexta e no site oficial da seleção: http://bolsa.manaus.am.gov.br.

Conforme o secretário da Semad, Lucas Bandiera, a pandemia de Covid-19 levou a uma oferta menor de vagas neste ano. Os benefícios concedidos pelos três programas são para ingresso em instituições de ensino particulares estabelecidas em Manaus. Do total das vagas disponíveis, oferecidas em cada instituição, 5% deverão ser destinadas às pessoas com deficiência.

O processo seletivo será dividido em três etapas: inscrição eletrônica, na qual o candidato preenche o formulário de inscrição e emite a declaração de renda familiar; classificação, realizada pelo sistema de cruzamento de dados da Espi/Semad; e, para os classificados, entrega de documentos, necessária para comprovar os dados informados.

Para concorrer às vagas de cursos de graduação ofertadas pelo Bolsa Universidade, o candidato deve ser brasileiro, nato ou naturalizado, residir em Manaus, possuir renda familiar per capta inferior a 1,5 salário mínimo, além de estar regularmente matriculado ou apto a se matricular em uma das Instituições de Ensino Superior (IES) parceiras do programa. O candidato também deve possuir o ensino médio completo ou equivalente, ou concluir esse até o dia 31 de dezembro.


  • Fonte: Semcom.
  • Imagem: Divulgação.

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias