O governador Wilson Lima decretou durante o início desta tarde de sexta-feira (16), em live semanal, que o Estado do Amazonas terá mais afrouxamentos nas restrições a partir da próxima segunda-feira (19).
O afrouxamento, porém, vai de encontro ao que os especialistas indicam como mais adequado, neste momento, para o enfrentamento da Covid-19 no Estado.
O Amazonas registra média diária de 815 novos casos de Covid-19, sendo a maioria, mais de 400 novos casos, registrada no interior do Estado, que não possui leitos de UTI. Com o novo decreto, os shoppings voltam a funcionar de domingo a domingo, práticas esportivas coletivas ao ar livre estão liberadas e atividades de visitação para contemplação em espaços públicos voltam a ser autorizadas.
A restrição de circulação permanece da 0h às 6h. Está permitido o funcionamento de supermercados de 8h às 22h; estabelecimentos em geral de 8h às 19h, de segunda-feira a sábado, ficando fechadas aos domingos; postos de combustíveis de 6h às 22h. Os shopping centers poderão funcionar de 10h às 22h, de segunda-feira a sábado, aos domingos o funcionamento está permitido de 11h às 17h. As academias podem funcionar de segunda a sábado, de 6h às 21h.
- Fonte: Secom / O Convergente.
- Imagem: Divulgação.