A organização da Oktoberfest Blumenau 2023 decidiu suspender a festa e, a partir desta sexta-feira (6), já não haverá evento no Parque Vila Germânica. A decisão tem por base a previsão de enchente na cidade no fim de semana. Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, o nível do Rio Itajaí-Açu no município pode alcançar 12 metros nos próximos dias.
Conforme a cota de inundação do AlertaBlu, a Rua Alberto Stein, onde ocorre a maior festa alemã das Américas, começa a ser alagada quando o nível do rio atinge 10,90 metros. No ponto em frente aos pavilhões, a água chega com 11,35 metros. Na tarde desta quinta (5), já havia movimentação para desmontar os restaurantes além de mesas sendo tiradas do local.
A data para o retorno da Oktoberfest Blumenau fica condicionada à descida da água e ao período necessário para a limpeza da Vila Germânica, mas a expectativa é de retorno na quarta-feira (11). Segundo a organização, a festa, então, será prorrogada por mais uma semana e deve ir até o dia 29 de outubro.
Quem comprou ingressos para o período em que a festa estará suspensa pode pedir o reembolso ou trocar por entradas para outra data, segundo a prefeitura de Blumenau. A organização da festa informou que está articulando com os hotéis para que seja possível reorganizar as reservas de quem viria à cidade no período de suspensão do evento.
O alto volume de chuvas previsto para os próximos dias pode fazer com que o nível do Rio Itajaí-Açu atinja 12 metros em Blumenau no final de semana, divulgou a Defesa Civil de Santa Catarina. Com essa cota, mais de 600 pontos ficam inundados na cidade, o que significa mais de 10,1 mil imóveis atingidos e 38,5 mil pessoas afetadas.
A previsão indica chuvas volumosas a partir de sexta-feira (6), com risco alto para alagamentos, enxurradas e inundações em, praticamente, todo o estado. Os momentos de temporais podem intercalar com breves períodos de melhoria, diz ainda a nota da instituição.
As chuvas intensas que atingem Santa Catarina, nesta primeira semana de outubro, prometem continuar no próximo fim de semana. De acordo com a previsão meteorológica da Defesa Civil do estado, o período de sexta-feira (6) a domingo (8) será marcado por enxurradas, inundações, alagamentos e deslizamentos, com possibilidade de até 200 milímetros de precipitação.
Na sexta-feira (6), a previsão aponta para risco de temporais em todas as regiões, principalmente, pela tarde. Os temporais vem acompanhados de intensas rajadas de vento e eventual queda de granizo, podendo provocar destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica. As chuvas de grande duração em um curto período trazem risco para enxurradas e deslizamentos.
- Por July Barbosa com informações Metrópoles
- Revisão textual: Vanessa Santos
- Foto: Divulgação