domingo, novembro 24, 2024

Instituto encontra mais de 20 carcaças de botos vermelhos mortos em Coari

A suspeita é que os animais tenham morrido por conta da temperatura da água

O Instituto Mamirauá informou, nesta sexta-feira (27), ter encontrado 23 carcaças de botos-vermelhos mortos em Coari, no interior do Amazonas.

A suspeita é de que, com a onda de calor que atinge o estado, os animais tenham morrido por conta da temperatura da água. Ainda segundo a ONG, amostras foram coletadas para a análise, e uma nova frente de investigação e monitoramento foi aberta para investigar o caso.

Já em Tefé, onde o instituto também encontrou mais de 140 botos tucuxis mortos, em uma operação, comandada pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio), que hoje se encontra em uma nova fase.

“Com a diminuição das mortes de botos e tucuxis, o incidente foi encerrado por parte do ICMBio, que o havia declarado em 29 de setembro. O estado de alerta segue vigente, com o Instituto Mamirauá coordenando os esforços de monitoramento do Lago Tefé”.

Estiagem histórica

No domingo, o Rio Negro baixou para 12,99 metros, nesta segunda-feira (23/10), o nível caiu para 12,89. É a primeira vez, em 121 de medição, que o nível das águas chega à casa dos 12 metros.

O Rio Negro registrou a maior seca da história há uma semana, no dia 16 de outubro, ao atingir 13,59. Nos dias seguintes, as águas continuaram baixando em ritmo mais lento, em média, até 10 centímetros por dia.

De acordo com Jussara Cury, pesquisadora do Serviço Geológico Brasileiro (SGB), antigo CPRM, o nível do Rio Negro deve continuar baixando em Manaus, embora a estiagem já tenha encerrado na calha do Rio Solimões.

Influenciado pelas águas do rio Solimões, o rio Negro depende da subida das águas no Peru e na tríplice fronteira, onde está situada a cidade de Tabatinga.

“Há uma estabilidade nesse processo de subida, desde a região que alimenta o Solimões, como é o caso dos Andes e das estações monitoradas no Peru. [Elas] apresentam o mesmo comportamento, devido às chuvas isoladas na região”, disse Jussara.

Leia mais: Alok doa cachê de show em Manaus para ajudar população atingida por estiagem histórica


  • Da Redação
  • Revisão textual: Vanessa Santos
  • Foto: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias