Crianças e adolescentes dos 10 aos 14 anos, podem ser vacinadas contra a dengue neste sábado (6), em uma das sete unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O atendimento ao público é das 8h às 12h.
O esquema vacinal da Qdenga é composto por duas doses com intervalo de 90 dias entre cada dose.
A titular da Semsa, Shádia Fraxe, reitera a importância da vacina para permitir o fortalecimento da imunidade contra os quatro tipos de vírus da dengue.
“Esse imunizante é fundamental para criar uma barreira contra a doença, protegendo o organismo de reinfecções, por isso reforçamos que o público dos 10 aos 14 anos seja vacinado”, enfatiza a secretária.
A Semsa prossegue administrando o imunizante de forma isolada, respeitando o período de 24 horas entre as vacinas de rotina, dentre as quais os imunobiológicos contra Hepatite B, HPV, Meningocócica ACWY e Antitetânica.
Quando as crianças e adolescentes dos 10 aos 14 anos precisam receber os imunobiológicos atenuados, como é o caso das vacinas contra Febre Amarela, Varicela e Tríplice Viral, é necessário esperar 30 dias para receber esses imunizantes.
Esses cuidados estão alinhados com as orientações do Ministério da Saúde, que também recomenda que a oferta da Qdenga seja realizada em unidades com maior capacidade de acolhimento ao público, devido à necessidade de observar o usuário por um período de 15 a 30 minutos.
Durante a semana, a Qdenga é ofertada em mais de 70 estabelecimentos de saúde.
Confira as unidades de saúde
zona Norte
Clínica da Família Carmen Nicolau – Rua Santa Tereza D’Ávila, s/nº, Lago Azul (que funciona das 8h às 18h aos sábados, domingos e feriados)
USF Major PM Sálvio Belota – Rua João Monte Fusco (antiga rua das Samambaias), nº 786, Santa Etelvina
zona Sul
USF Dr. José Rayol dos Santos – Avenida Constantino Nery, s/nº, Flores
zona Leste
USF Alfredo Campos – Alameda Cosme Ferreira, s/nº, Zumbi dos Palmares
USF Amazonas Palhano – Rua Antônio Matias, s/nº, São José Operário
zona Oeste
USF Deodato de Miranda Leão – Avenida Presidente Dutra, s/nº, Glória
USF Leonor de Freitas – Avenida Brasil, s/nº, Compensa 1
*Com informações da assessoria
Leia mais: Kits para garantir água potável durante estiagem são entregues para Unidades de Conservação