A marca italiana de motos de média e alta cilindrada, Moto Morini, tem chegada ao Brasil confirmada para 2025. O aporte divulgado pela marca será direcionado para os primeiros três anos de operação, que prevê as etapas de estruturação da cadeia produtiva na Zona Franca de Manaus (AM).
O investimento de R$ 250 milhões para início das operações em solo nacional e todos os processos de distribuição, rede de concessionários e posicionamento da marca no país, tornam a estreia da montadora prevista para o meio do ano que vem, quando ela apresentará os três modelos que serão feitos por aqui.
A Moto Morini tem origem na Itália e foi fundada em 1937 em Bolonha, e teve a fábrica foi totalmente destruída na Segunda Guerra Mundial, mas retornou pouco depois do fim do conflito. Atualmente, a sede da empresa fica em Trivolzio, na região da Lombardia, no norte italiano. Contudo, parte de seu parque industrial está em Taizhou, na China. A Morini está presente em 55 países.
A marca italiana tem em sua gama motos que vão de 650 cilindradas a 1200cc, desde custom até trail. Ou seja, são motos que chegam para brigar com marcas premium como Triumph, BMW e Harley-Davidson.
Os modelos que virão para o Brasil ainda não foram divulgados. Porém, Seiemmezzo, Calibro e X-cape são os modelos mais cotados por já fazerem parte do mercado sulamericano.
Confira os modelos:
Seiemmezzo
O motor deste modelo, que é calibrado em 650 cm³ rende 59,6 cv de potência que a fazem chegar a 170 km/h de velocidade máxima. Ela se encaixa na categoria das Naked e vem para brigar com a Honda CB 650R, que custa R$ 52.590.
X-Cape
Os modelos vendidos em países vizinhos tem como painel de instrumentos uma tela TFT de sete polegadas. O motor também é de 650 cilindradas, assim como na Seiemmezzo, o que indica que ela deve vir para rivalizar com a Triumph Tiger Sport 660 (R$ 56.990) e BMW F 800 GS (R$ 66.900).
Calibro
Na categoria das custom, a Calibro tem motor de 650 cilindradas, com pedaleiras avançadas para proporcionar mais conforto em viagens longas e iluminação totalmente em LED.
O tanque, assim como na Seiemmezzo, tem 15 litros de capacidade. O quadro de instrumentos é mais simples que o da X-Cape, com um conta-giros analógico e um pequeno painel digital onde é possível ver a velocidade e o nível de combustível.
Com essas características, a Calibro deve vir para disputar com a Royal Enfield Super Meteor 650, que tem preços girando na casa dos R$ 34.990.
De acordo com comunicado, as primeiras concessionárias da Morini abrirão as portas a partir de julho de 2025 em São Paulo, Campinas, Sorocaba e São José dos Campos.
Com informações do G1*
Foto: Reprodução / Flickr
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