A Associação Barbosa de Lutas Esportivas (ABLE) finalizou a temporada de 2024 na última sexta-feira (20). Os tatames se tornaram palco para a graduação dos judocas.
Os níveis das faixas de judô coloridas indicam a graduação e o nível de habilidade de um praticante. À medida que o aluno progride e aprende novas habilidades, ele é promovido para uma nova faixa, geralmente por meio de um exame de graduação.
O evento que qualificou dezenas de crianças e adolescentes contou com a presença dos sensei da academia, e o fundador da associação, Antonio Barbosa.
Veja vídeo:
Ver essa foto no Instagram
A divisão das faixas do judô se baseia em um sistema de cores que segue uma ordem específica, indo desde a faixa branca, para iniciantes, até a vermelha, que é reservada para os mestres mais experientes.
Cada cor de faixa indica um nível diferente de habilidade e conhecimento, e a transição de uma faixa para outra representa uma importante conquista no caminho do aluno no judô.
As faixas do judô não marcam apenas símbolos de graduação técnica, mas também representam os valores éticos e morais à prática da arte marcial. A graduação e progressão entre as faixas não é baseada apenas na habilidade técnica do judoca, mas leva em consideração também o compromisso do praticante com os princípios que regem a categoria.
A Associação Barbosa de Lutas Esportivas (Able) exerce trabalho social com crianças e adolescentes, sem nenhum custo, há mais de 25 anos, transformando o futuro de jovens através do esporte, respeito e disciplina que já levou competidores à diversas competições nacionais e à mais de 21 países em toda a sua história.
Alunos podem se inscrever no projeto através do instagram @ablebarbosa.
Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal