sexta-feira, maio 17, 2024

Oportunidades Ampliadas: MEC anuncia mais de 402 Mil bolsas no Prouni

Ao todo, 15.482 cursos em 1.028 instituições participam do programa, com bolsas integrais e parciais (50%)

O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta sexta-feira (19), a primeira edição de 2024 do Programa Universidade para Todos (Prouni), oferecendo um total de 402.092 bolsas, sendo 304.638 integrais e 97.454 parciais (50%).

Esta é a edição com a maior oferta de bolsas desde o início do programa em 2005, conforme informado pelo MEC.

Os interessados podem consultar as vagas disponíveis por meio do portal Acesso Único de Acesso ao Ensino Superior, onde as vagas estão detalhadas por curso, turno, instituição e local. Ao todo, 15.482 cursos em 1.028 instituições participam do programa.

São Paulo lidera as ofertas, com 103.282 vagas, sendo 81.069 integrais e 22.213 parciais (50%). Minas Gerais vem em segundo lugar, com 39.640 vagas, seguido por Paraná (35.572 bolsas), Rio Grande do Sul (27.297) e Bahia (21.905). A relação completa de vagas por unidades federativas está disponível no site do MEC.

Prouni

O Prouni permite que as notas obtidas pelos candidatos sejam utilizadas para concorrer a bolsas de ensino em instituições privadas de graduação. Os processos seletivos ocorrem duas vezes ao ano, sendo destinados a estudantes sem diploma de nível superior.

Para concorrer às bolsas integrais, a renda familiar bruta mensal por pessoa deve ser de até 1,5 salário mínimo, enquanto para as bolsas parciais, a renda deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, é necessário não ter zerado a redação do Enem e ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas das provas.

Leia também:

A ação visa combater desigualdades relacionadas à pobreza menstrual, priorizando a equidade de gênero. A implementação do programa é resultado de uma abordagem interministerial, envolvendo as pastas da Saúde, Direitos Humanos, Justiça, Desenvolvimento Social, Mulheres e Educação.

O benefício, acessível pela Farmácia Popular, abrange uma ampla população em situação de vulnerabilidade, incluindo estudantes de baixa renda, pessoas em situação de rua, vulnerabilidade extrema e também a população carcerária. Para garantir o acesso, os beneficiários devem apresentar documento de identificação e autorização, emitida pelo aplicativo ‘Meu SUS Digital’.

Leia mais: Farmácia Popular inicia distribuição gratuita de absorvente a vulneráveis

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias