segunda-feira, fevereiro 24, 2025

Conservador Friedrich Merz vence eleição na Alemanha

A apuração ainda registrou uma ascensão do partido classificado como de ultradireita Alternativa

O conservador Friedrich Merz venceu a eleição parlamentar com 28,5% dos votos totais e pode se tornar primeiro-ministro da Alemanha, após seu partido da direita moderada União Democrata Cristã (CDU) conquistar a maior fatia do Bundestag, com 208 das 630 cadeiras da Câmara Alta do parlamento alemão. Agora, o bilionário Merz precisará de uma coalizão partidária para governar a Alemanha.

A apuração ainda registrou uma ascensão do partido classificado como de ultradireita Alternativa para a Alemanha (AfD), que obteve 20,8% dos votos totais e conquistou 150 assentos no parlamento. Merz descarta a coalizão para governar com o AfD. E a líder do partido populista alemão, Alice Weidel, prometeu: “Da próxima vez, ficaremos em primeiro lugar”.

“Nós vencemos esta eleição federal, e o fizemos de forma muito clara e distinta. Eu me esforçarei para formar um governo federal que represente toda a população alemã e resolva os problemas do nosso país”, disse Friedrich Merz, após a eleição.

O futuro primeiro-ministro ainda dirigiu uma fala respeitosa aos seus concorrentes políticos: “Agora cumpriremos rapidamente nosso mandato governamental, porque o mundo lá fora não está esperando por nós. Ela também não está esperando por longas negociações e conversas de coalizão. Agora precisamos nos tornar capazes de agir novamente rapidamente”.

Em um contexto de dificuldades econômicas e migratórias, Merz admitiu que a Alemanha vive um momento de desafios e crises. Mas disse ter ficado muito feliz com as felicitações vindas de seu país e da comunidade internacional. “Junto com nossos aliados, a Alemanha contribuirá para a liberdade e a segurança no mundo”, declarou.

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias